Alunos do CENAV fazem visita guiada ao Senac

publicado em 9 de Outubro de 2018 às 17:46


A unidade do Senac Lavras recebeu em setembro, para uma visita guiada, os alunos do Centro Educacional e Apoio às Necessidades Auditivas e Visuais (Cenav), da Secretaria Municipal de Educação que atende jovens e adultos.

Para recepcionar a turma do Cenav, alunos do curso de Recepcionista em Meios de Hospedagem atuaram como guias. Antes da visita, eles aprenderam conceitos básicos sobre pontos relevantes às pessoas cegas e com baixa visão. Além disso, a turma elaborou perguntas aos convidados em relação ao atendimento de qualidade às pessoas com deficiência. O objetivo é publicação de uma cartilha de boas práticas no atendimento.

Na visita, o diretor do Senac, Carlos Eduardo Pereira Pinto, mostrou todos os ambientes pedagógicos, assim como a descrição de ambientes para pessoas cegas com a identificação descritiva do espaço e a identificação tátil dos materiais. “Inclusão se faz quando o processo se torna natural. Desconstruir uma ideia e reconstruir na realidade do outro”, ressaltou o diretor.

Já para as pessoas surdas, houve a interpretação simultânea em Libras pela analista de Educação Inclusiva da Regional Sul do Senac, Larissa Matos. “É muito gratificante receber os alunos do Cenav, uma vez que o Senac está preparado para dar todo apoio e assistência aos diversos públicos”, afirmou Larissa. A aluna surda Maria Vitória Cordeiro pontuou: “Agora que conheci o Senac meu sonho é estudar aqui e fazer o curso de cabeleireiro.”

Se ensinarmos as crianças a aceitarem a diversidade como algo normal, não será mais necessário falar de inclusão e, sim, de convivência.”

*Assessoria de Comunicação – Governo Municipal de Lavras






Copyright © 2017 - Prefeitura Municipal de Lavras