Vacinação contra Sarampo será reforçada a partir desta segunda-feira, dia 7

publicado em 7 de Outubro de 2019 às 15:13


O setor de Imunização informa que as ações de Vacinação contra o Sarampo serão reforçadas a partir desta segunda-feira, dia 7, para todas as crianças de 6 até 11 meses. As demais crianças e pessoas em outras faixas etárias que comparecerem aos PSFs (Programa Saúde da Família) terão seus cartões verificados.

É importante alertar que o reforço é apenas mais ação de prevenção baseada na orientação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (Nota Técnica Conjunta SES-MG 01/2019), Lavras não possui nenhum caso notificado da doença.

Sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, cujos sintomas são febre, tosse, coriza, conjuntivite e irritação na pele. A vacinação é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo.

A transmissão é direta, de pessoa para pessoa, por meio das secreções do doente. Qualquer pessoa que apresentar os sintomas, independente da idade, deve procurar a unidade de saúde mais próxima.

Vacinação

A vacina é conhecida como tríplice viral ou vacina antissarampo, parotidite e rubéola (VASPR), e imuniza contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Ela já faz parte do calendário vacinal e é totalmente segura, pois o vírus é inativo e não é transmissível.

Para vacinar a pessoa ou o responsável deve levar um documento de identificação e o cartão de vacinação. Em caso de dúvida procure o PSF mais próximo. Para mais informações sobre o Calendário Nacional de Vacinação: CLIQUE AQUI

*Diretoria de Comunicação Social – Governo Municipal de Lavras






Copyright © 2017 - Prefeitura Municipal de Lavras