Meio Ambiente disponibiliza espaço para descarte de pneus

publicado em 7 de Janeiro de 2020 às 10:26


Através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Governo Municipal de Lavras tem um espaço físico destinado a recolher pneus, objetos que não podem ser jogados no lixo, pois exigem tratamento específico devido ao seu potencial de contaminação do meio ambiente.

O espaço destinado a receber estes objetos foi denominado de Ecoponto e seu objetivo é possibilitar a destinação correta desses materiais, evitando seu abandono em ruas, calçadas e terrenos baldios e seu descarte final em lixões ou aterros sanitários, situações que podem acarretar em danos ambientais e à qualidade de vida da população.

Qualquer pessoa pode fazer esse descarte. Borracheiros, postos de combustíveis, garagens de transportadoras, de ônibus e outros que tem grande volume, devem procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para poder obter, gratuitamente, a autorização para descarte no Ecoponto. Para mais informações ligue 3694-4020.

 

Consequências do descarte incorreto de pneus:

- Problemas na biodegradação

O elevado tempo de deterioração é um grande problema ambiental, causando poluição do solo e contaminação de áreas. Além disso, ao serem expostos à luz solar e às chuvas começam a se desfazer tanto em líquidos como em gases, contaminando ecossistemas inteiros e a atmosfera.

- Doenças

Pneus também são fontes para diversas doenças ao acumularem água e sujeira. O mosquito transmissor de enfermidades como dengue, malária e febre amarela aproveita esse ambiente para reprodução. Também eliminam resíduos químicos que contaminam o solo, podendo causar infecções nas pessoas e atingindo até os animais que se alimentam de recursos naturais contaminados.

- Elevação de gastos

A limpeza desses materiais constantemente em cursos d’agua, terrenos baldios, e outros locais podem ter altos cursos, retirando possíveis investimentos de outras ações de conscientização e de construção de um ambiente agradável para todos viverem.

Esses problemas podem ser evitados ou minimizados por meio do descarte correto de pneus no Ecoponto. Faça sua parte!

*Diretoria de Comunicação Social – Governo Municipal de Lavras






Copyright © 2017 - Prefeitura Municipal de Lavras