CRAS Cohab promoveu encontro Intergeracional "Ciranda do Tempo"

publicado em 11 de Fevereiro de 2020 às 08:53


 

O encontro Intergeracional, desenvolvido pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Cohab, é um trabalho em grupo, que privilegia a convivência intergeracional, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, dando a devida importância central para o serviço, pois serve de base para todas as atividades a serem desenvolvidas.

Estas atividades intergeracionais são momentos pontuais, planejados para promover a integração entre os usuários dos diversos ciclos de vida. São desenvolvidas atividades que permitam que usuários de diversas faixas etárias estejam em cooperação e em relação.

São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações coletivas, que estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução da história da comunidade e oferece apoio para a elaboração de suas vivências individuais.

A atividade desenvolvida no dia 31 de janeiro abriu o ano de intervenções intergeracionais do CRAS Cohab do município de Lavras. Num primeiro momento houve uma conversa com o público sobre a importância da cultura de brincadeira de rua para os nossos pais e nossos avôs e avós, e promovemos discussão sobre a mudança dos costumes ao passar do tempo.

O tema abordado, sob o título de “Ciranda do Tempo”, é o resgate de tradições infantis que parecem estar se perdendo ao longo da evolução tecnológica, para tanto, foram realizadas brincadeiras diversas no equipamento, onde cada adulto, seja técnico ou usuário dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, ensinou brincadeiras conhecidas de sua infância.

As brincadeiras sugeridas foram: Rodar Pião; Bambolê; Telefone de Fio; 5 Marias; Passa-anel; Pé-de-Lata; Cama de Gato; Vai-e-vem; Pula Corda; Amarelinha; Peteca. E enquanto as brincadeiras eram realizadas, vídeos de brincadeiras antigas e músicas de ciranda eram apresentadas em Datashow.

Por fim, foi feito um lanche compartilhado com arroz-doce, bolo de fubá, algodão-doce e cachorro-quente. O evento foi Onlife, ou seja, um dia de resgatar a cultura de brincadeiras de rua de outrora, portanto, todos os celulares foram desligados para que fosse possível adentrar num tempo em que o celular não existia e a relação entre as pessoas em um mesmo espaço promovia a diversão.

 

 

*Diretoria de Comunicação Social – Governo Municipal de Lavras

 






Copyright © 2017 - Prefeitura Municipal de Lavras