Violência contra a mulher , ligue 180 e denuncie

publicado em 3 de Junho de 2020 às 13:56


Uma das recomendações do Ministério da Saúde é ficar em casa nesse período de pandemia. Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direito Humanos (MMDH), em abril, quando o isolamento completava um mês, os índices de denúncias de violência contra a mulher no canal 180 (Canal de Atendimento à Mulher) cresceu 40% em relação ao mesmo mês em 2019.

            Em Lavras, objetivando o fortalecimento da rede de proteção de mulheres, já estão sendo tomadas medidas antes mesmo desse quadro se agravar. Em 2019, o Prédio do Centro Integrado de Assistência Social – CIAS, passou a contar com o atendimento da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) que compõem a estrutura da Polícia Civil e são encarregadas de realizar ações de prevenção, apuração, investigação e enquadramento legal. Nessas unidades é possível registrar o Boletim de Ocorrência (B.O.) e solicitar medidas protetivas de urgência nos casos de violência doméstica contra a mulher, além de outros serviços ofertados como atendimento de saúde (Ginecologia e Pediatria), por exemplo.

             Buscando a identificação e encaminhamento adequado das mulheres em situação de violência e a integralidade e humanização da assistência, a Rede de Atendimento no município de Lavras também conta com serviços especializados, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Além disso, para mitigar as dificuldades enfrentadas pela população nesse período de isolamento social e objetivando criar um canal de comunicação para apoio a população, incluindo a possibilidade de denúncia dos casos de violência doméstica e familiar, o município está utilizando a Plataforma www.causacomuns.com.br para receber o cadastro de pessoas em situação de vulnerabilidade incluindo os casos de violência.

 

Fique atento e denuncie!

 

*Diretoria de Comunicação Social – Governo Municipal de Lavras






Copyright © 2017 - Prefeitura Municipal de Lavras